Quem somos

Balancé da Cabeça

QUEM SOMOS
Somos um grupo de música popular da aldeia de Cabeça, concelho de Seia. A nossa aldeia também é conhecida por Cabeça "Aldeia Natal".

CRIAÇÃO DO GRUPO
Desde tempos imemoriais, é hábito cantar as janeiras na nossa aldeia por ocasião do natal.
Em 1 de Janeiro de 2011, juntámo-nos para cantar a composição "Ó que menino tão lindo", um tema inédito criado pelo nosso colega José Dias Pinto, com acompanhamento de viola, cavaquinho, realejo, flauta, adufe, tambor, pandeireta, ferrinhos e maracas. E correu muito bem. Daí nasceu a vontade de criar um grupo com o nome BALANCÉ DA CABEÇA. O nome Balancé insere-se no contexto dum abanão, dum movimento para divulgar a cultura tradicional da nossa terra (Cabeça) e, também, do nosso concelho (Seia). Se bem o pensámos, melhor o fizemos. Nunca mais parámos.

APRESENTAÇÃO OFICIAL
O grupo fez a primeira atuação oficial em 15 de Abril de 2011, na inauguração da 1ª Aldeia Led de Portugal (Cabeça) com a presença do senhor presidente da Câmara Municipal de Seia, dr. Filipe Camelo, da senhora Secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, e outras entidades. Iniciámos o concerto com a "Moda do Balancé" e também estreámos a composição "Aldeias de Montanha" dois temas inéditos da autoria de José Pinto. O tema Aldeias de Montanha é alusivo à epopeia das 9 povoações que compõem a Rede de Aldeias de Montanha do concelho de Seia (Alvoco, Teixeira, Loriga, Cabeça, Sazes, Valezim, Lapa dos Dinheiros, Vide e Sabugueiro) com o "povo habituado a guardar o gado, sempre carregado com molhos de mato e molhos de lenha!


SENSIBILIDADE AMBIENTAL
A nossa aldeia, CABEÇA, foi classificada como 1ª Aldeia Led de Portugal em 15-04-2011, por ter sido a primeira a substituir a iluminação pública convencional por lâmpadas led, libertando menos CO2 para a atmosfera, produzindo menos materiais recicláveis, poupando energia e reduzindo a factura energética em cerca de 80%. Queremos dignificar esse título. Assim, cada elemento do grupo ostenta, simbolicamente, uma FITA AZUL numa alusão ao céu azul, despoluído.

TRAJE
Os homens usam chapéu preto, simbolizando as tradições. As mulheres vestem blusa branca, numa alusão à neve, às águas do degelo da Serra da Estrela que correm na nossa ribeira e à água potável que jorra dos fontanários públicos da aldeia. Usamos fita azul ao pescoço durante as atuações, numa homenagem ao ambiente despoluído, ao céu azul da aldeia de CABEÇA - primeira aldeia led de portugal.

APRESENTAÇÃO OFICIAL
O grupo fez a primeira atuação oficial em 15 de Abril de 2011, na inauguração da 1ª Aldeia Led de Portugal (Cabeça) com a presença do senhor presidente da Câmara Municipal de Seia, dr. Filipe Camelo, da senhora Secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, e outras entidades. Iniciámos o concerto com a "Moda do Balancé" e também estreámos a composição "Aldeias de Montanha" dois temas inéditos da autoria de José Pinto. O tema Aldeias de Montanha é alusivo à epopeia das 9 povoações que compõem a Rede de Aldeias de Montanha do concelho de Seia (Alvoco, Teixeira, Loriga, Cabeça, Sazes, Valezim, Lapa dos Dinheiros, Vide e Sabugueiro) com o "povo habituado a guardar o gado, sempre carregado com molhos de mato e molhos de lenha!

PROGRAMAS TELEVISIVOS
  • 15-08-2011 - Programa "Há Volta" (direto) na Torre, Serra da Estrela - RTP
  • 07-03-2012 - Programa "Biosfera"  / Amenta das almas em Cabeça     - RTP
  • 20-12-2012 - Programa "Portugal no Coração",  Escolha da azeitona   - RTP
  • 07-12-2013 - Programa "Aqui Portugal" (direto) Cabeça aldeia natal   - RTP
  • 29-11-2014 - Programa "Aqui Portugal" (direto) Cabeça aldeia natal   - RTP
  • 08-12-2015 - Programa "Oitavo Dia" - Cabeça, aldeia natal                 - TVI
  • 27-12-2015 - Programa "Ir é o melhor remédio" - Cabeça, ald natal     - SIC
  • 09-01-2016 - Programa "Aqui Portugal) (direto) - Vide (Seia)             - RTP
DISPONIBILIDADE
Estamos disponíveis para animar festas populares e eventos culturais.